Existe tratamento antes da cirurgia do câncer de mama?

A individualização do câncer de mama é a chave do sucesso.

A cirurgia está presente em 100% dos tratamentos. Entretanto podemos iniciar o tratamento utilizando a quimioterapia, com intuito de diminuir o tamanho do nódulo e também avaliar a eficácia da medicação.

Porém existem alguns tumores que não respondem muito bem à quimioterapia. Não porque são mais agressivos. Mas devido às suas características biológicas.

Tumores com altas taxas de receptores hormonais e com baixo índice de proliferação (medido pelo Ki67), respondem muito bem à chamada hormonioterapia. São medicamentos que desencadeiam a privação hormonal do tumor, utilizados classicamente no pós operatório, inicialmente por 5 anos e atualmente por 10 anos. Fazem parte dessa classe de medicamentos o Tamoxifeno, Anastrozol, Letrozol, Exames tanto e Fulvestranto.

Nos últimos anos surgiram estudos que mostraram que esses tumores com receptores hormonais positivos chamados Luminiais, podem receber essas medicações antes da cirurgia, durante 4 a 6 meses, apresentando índices de sucesso semelhantes à quimioterapia. E com efeitos colaterais menos intensos comparados à quimioterapia.

É uma nova opção na individualização do tratamento.

Converse com seu médico.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo