Buscar

Tratamento do câncer de mama x cenário atual brasileiro

Neste cenário atual, como fica o tratamento do câncer, em especial, do câncer de mama?

Nós médicos, não fomos preparados a lidar com esta situação. A partir de informações provindas dos países que já estão em crise da saúde há mais tempo, tentamos aprender, aprimorar e adaptar às nossas realidades. Ainda mais em um país continental com tantas diferenças, como é o Brasil.

Sendo assim, diretrizes europeias e americanos, recomendam manter a investigação de câncer de mama em pacientes com suspeita clinica ou em exames de imagem. Isso não deve parar.

Com relação à cirurgia, em situações em que a paciente possa realizar quimimioterapia ou hormonioterapia antes da cirurgia, o procedimento cirúrgico deve ser postergado. Mas isso, desde que a paciente inicie o tratamento medicamentoso imediato (quimioterapia ou hormonioterapia).

Apoiam-se nesta indicação, baseados em relatos de casos de complicações respiratórias e internações em UTI pós cirurgia de 4 pacientes submetidos à cirurgia na Índia (colecistectomia, herniorrafia, by-pass gástrico e histerectomia). Mas será que é certo se apoiar em 4 casos de cirurgias de outros órgãos, para ditar normas de tratamento do câncer de mama? Na minha opinião, NÃO.

Entretanto, as mesmas diretrizes europeias e americanas orientam que cada região deve avaliar a situação das infecções por COVID-19 e adaptar as recomendações.

É possível direcionar o tratamento do câncer para hospitais considerados COVID-FREE (livres de infeção)? Obviamente que não. Todo profissional de saúde é considerado um transmissor em potencial. É raro no Brasil, que um profissional da enfermagem, trabalhe em apenas um hospital. O médico tem contato com vários pacientes, com inúmeros contatos.

Existem protocolos a serem utilizados durante uma internação e procedimento cirúrgico nesta época. E que devem ser seguidos à risca, diminuindo o risco de contaminação.

Atrasar o tratamento do câncer de mama, que é uma doença de crescimento contínuo, em que o tempo está intimamente relacionado à evolução da doença, não é uma escolha simples. É uma escolha de Sofia....


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Existe tratamento antes da cirurgia do câncer de mama?

A individualização do câncer de mama é a chave do sucesso. A cirurgia está presente em 100% dos tratamentos. Entretanto podemos iniciar o tratamento utilizando a quimioterapia, com intuito de diminui